Dicas certeiras no seu celular

Cultive nos meses da Primavera

Dicas certeiras no seu celular

Cultive nos meses da Primavera

JARDINAR TODOS OS DIAS

Você recebe dicas de plantio segundo o calendário agrícola biodinâmico com uma tarefa prática.

Dia 22/09

Começou

A Primavera começa hoje e promete ser seca e quente. Nesta temporada, a maioria das plantas tropicais está dando o máximo de si pra fazer flores e sementes – o que consome muito mais energia.

Com o calor extremo, alguns nutrientes precisam ser reforçados, principalmente o cálcio, já que, na sua falta, mudinhas tombam no berçário, hortaliças murcham mais rápido e os insetos furadores se alastram.

Não se preocupe: estou aqui pra te orientar sobre o que fazer, plantar e colher dia após dia! O Diário da Primavera pode ser o estímulo que você precisava pra ter 20 minutinhos de jardinagem todos os dias.

Aqui vai um rápido resumo das Luas e dos impulsos nesta semana, pra você já se programar.

SEMANA 1

Calendário de plantio semanal

22/09 (DOM) 🌕 ⟶ 🥕 RAIZ

23/09 (SEG) 🌕 ⟶ 🥕 RAIZ

24/09 (TER) 🌒 ⟶ 🥕 RAIZ | após 13h ❌ IMPRÓPRIO

25/09 (QUA) 🌒 ⟶  ❌ IMPRÓPRIO

26/09 (QUI) 🌒  ⟶ 🌼 FLOR | após 16h 🍃 FOLHA

27/09 (SEX) 🌒 ⟶ 🍃 FOLHA

28/09 (SAB) 🌒 ⟶ 🍎 FRUTO

DIA 22/09

Batata-doce matrizeira

Na feira ou supermercado, escolha uma batata-doce pequena e orgânica pra ser sua matrizeira: coloque-a num copo com água e aproveite o impulso de RAIZ em Lua Cheia pra estimular folhas rapidamente.

DIA 23/09

Manivas de macaxeira

Se tiver um amigo ou vizinho que tem macaxeira, peça algumas manivas. Cortadas em Lua Cheia em dia de RAIZ elas estarão mais fortes. Siga a aula do curso de Mudas, aqui do Minhas Plantas, pra saber direitinho como plantar. 😉

DIA 24/09

Gengibre ou cúrcuma

Pela manhã, plante um pedacinho de gengibre ou de cúrcuma à sombra de outra planta. Se ainda não tiver onde plantar essas raízes, faça um bercinho de rolinho de papel higiênico e decida depois.

DIA 25/09

Organizar os vasos

Não desanime nos dias impróprios pra plantar. Que tal fazer uma cata aos vasos vazios, com planta morta, rachados, com a terra ressecada ou, pior, quebrados? Tire uns minutinhos pra botar ordem no seu cantinho verde.

DIA 26/09

Dias de flor mais curtos

Este ciclo de Lua Minguante tem dias de Flor muito curtinhos, então, aproveite-os bem semeando flores pra abelhas, tirando mudas de orquídeas, podando roseiras e outros arbustos pra florirem mais daqui umas semanas.

DIA 27/09

Pacotinhos e Lasanha de Sementes

Mandavê nos pacotinhos de sementes! Hoje tá perfeito pra semear verduras, ervas aromáticas, acelga, shissô, repolho, couve-chinesa e couve-manteiga. Se usar a Lasanha de Sementes, tudo vai germinar mais rápido.

Dia 28/09

Alimentos orgânicos

Alimentos ORGÂNICOS são mais caros na hora de comprar, mas os melhores se o objetivo é transformá-los em matrizeiros.

É que frutas, verduras e legumes convencionais podem demorar muito mais a germinar – ou nem germinar, graças aos defensivos que são usados.

Então, quando olhar pro preço do orgânico, lembre-se de que você logo terá sua própria produção em casa, de graça, e encare mesmo como um pequeno investimento pra um grande retorno.

Sem falar que um único pimentão ou melão tem TANTAS sementes que você vai poder dar ou vender as mudas extras que produzir.

Opa, olhaí um rápido retorno financeiro naquilo que parecia só um passatempo? Aqui vai a previsão da semana.

DIA 28/09

Tomate no papel-toalha

Compre um tomate orgânico bem maduro, abra e tire todas as sementes com uma colherzinha. Espalhe as sementes num papel-toalha e plante-as até segunda-feira, quando a Minguante ainda estará impulsionando Frutos.

SEMANA 2

Calendário de plantio semanal

29/09 (DOM) 🌒 ⟶ 🍎 FRUTO | após 13h 🌼 FLOR

30/09 (SEG) 🌒 🍎 FRUTO

01/10 (TER) 🌒 ⟶ 🥕 RAIZ

02/10 (QUA) 🌑 ⟶  ❌ IMPRÓPRIO

03/10 (QUI) 🌑  ⟶ 🥕 RAIZ

04/10 (SEX) 🌑🥕 RAIZ | 8h às 16h 🌼 | após 🥕

05/10 (SAB) 🌑🌼 FLOR

DIA 29/09

Pacotinhos e Lasanha de Sementes

Segundo domingo de Primavera, dia perfeito pra jardinar! Use os bercinhos de papel higiênico, rolinhos de jornal, caixa de ovo com substrato pra semear FRUTOS, FRUTAS, GRÃOS e FLORES.

– grão-de-bico, fava, lentinha, feijão
– pimenta, abóbora, berinjela, maracujá
– calêndula, camomila e tagetes

Se não der tempo de fazer tudo hoje, foca nas Flores, porque amanhã ainda é dia de Fruto.

DIA 30/09

Mamão, melão e manga

Colha sementes de mamão, melão e manga se você tiver algum deles na fruteira. Mamão e melão pegam fácil na Lasanha de Sementes. Coloca e testa pra ver se nunca fez.

Já a manga, vai melhor se secar e remover o caroço fibroso (sim, lá dentro está a semente!). Com uma escova e água, lave o caroço. Use uma tesoura pra cortar a ponta do caroço e, delicadamente, remova a cobertura.

Pronto, já tem 3 tipos de sementes pra plantar hoje sem muito esforço.

DIA 01/10

Aos jardineiros, as batatas!

Capricha nessa! Na feira ou supermercado, você vai plantar batatas. Mas, calma, o primeiro passo é escolher. Escolha algumas batatas (dessas de fritar) orgânicas bem pequenas. Lembre do nosso investimento numa colheita saudável. Pegue as pequenas sem agrotóxico e não precisam ser as grandes.

Guarde-as numa caixa, em local seco e escuro. Eu gosto de usar uma caixa de ovo vazia. Encaixe as batatas e as guarde ali por alguns dias, esperando os primeiros brotos aparecerem. Você acaba de dar o primeiro passo pra ter batata-semente!

DIA 02/10

Dia de planejar e regar

No calendário agrícola biodinâmico, há dias como hoje que são desfavoráveis ao plantio. Tire uns minutinhos pra planejar as próximas ações:

– Anote nome da planta e dia que plantou
– Faça uma agenda de quando vai adubar
– Rascunhe o tamanho das plantas em vasos ou canteiros

– Escreva 2 plantas que gostaria de plantar
– Não descuide da rega, use o Dedômetro
– Beba água você também enquanto rega

Certo! Prepare-se pra plantar em um dia propício o que quer.

DIA 03/10

Macaxeira aguenta calor

Hoje tá perfeito pra plantar as manivas de macaxeira, caso você não o tenha feito ainda. São os pedacinhos do caule do pé de macaxeira que rebrotam facim na terra.

Lembra que tô insistindo nos 20 minutinhos de jardinagem todo dia? O jeito de fazer é trabalhar em etapas. Mesmo aquela maniva que separou lá atrás com um vizinho ou com o feirante que tenha, hoje pode ser plantada ainda.

Macaxeira brasileira aguenta calor como ninguém e rende MUITO. Ofereça sol o dia inteiro e plante onde ela tenha uns 50 cm de profundidade de solo.

DIA 04/10

Semear pra colher varidade

Dia com estímulos tanto pra flores (até as 16h), quanto pra raízes. Experimente plantar cenouras, nabos, beterrabas e rabanetes a partir de sementes nos rolinhos no berçário. Os mais rápidos já brotarão na semana que vem.

Aliás, eu chamo os rabanetes do fast-food da jardinagem. Dá pra plantar rabanetes incríveis e depois de só 4 semanas, você tem no seu prato uma salada deliciosa!

Existem pacotinhos de sementes fácil-fácil pra render MUITO. Aproveite pra testar uma cenoura vermelha, um rabanete amarelo, uma beterraba branca… é de semente que você colhe variedade.

DIA 05/10

De A a Z, vamos às flores

Álisso, begônia, calêndula, camomila, capuchinha, dália, falsa-érica, flor-de-guarujá, girassol, mirra, tagetes, zínia… De A a Z, você encontrará milhares de flores pra semear, escolha algumas pra servirem de banquete pras abelhas!

Abelhas podem até deixar algumas pessoas longe do jardim, mas são, sem dúvida, um dos insetos mais benéficos para as plantas que existem.

Polinizadoras de milhares de espécies no mundo todo, elas desaparecem em locais onde há muita poluição ou uso intensivo de agrotóxicos. Vamos hoje às FLORES!

Dia 05/10

Vivemos extremos de temperatura

Temos vivido mudanças bruscas de temperatura: uma hora tá um calorão, na outra, uma friaca. Esses extremos não fazem mal só pra gente, também dificultam o crescimento das plantas.

Aqui vão duas dicas pra deixar seu jardim ou horta mais resilientes.

Ocupe todos os espacinhos com o verde. Plantar bem junto beneficia todas as plantas.

Depois, priorize plantas de origem tropical, principalmente brasileiras e africana. Elas são mais resistentes a calor do que as nativas de clima temperado ou mediterrâneo e vão te dar menos trabalho se chover pouco.

Oi, feijão-de-corda, inhame, melancia, quiabo, gengibre, maxixe, abóboras, pimentas… Bora preparar a semana:

DIA 06/10

Faça estacas de trepadeiras e arbustos

Em mais um domingo perfeito pras flores, experimente ir além das sementes. Faça estacas de espécies trepadeiras ou arbustivas pro jardim, aproveite esse impulso.

Valem abélia, hibisco, sete-léguas, primavera, crossandra, malvavisco…

Faça uma ronda pelo bairro, peça a algum conhecido um galhinho pra enraizar no substrato, venha multiplicar suas plantas.

DIA 07/10

Já tem brotinho ali

Se você acompanhou sua Lasanha de Sementes direitinho, provavelmente já tem planta ali.

Não conseguiu? Aproveita hoje que é dia de folha. Força pros pacotinhos de sementes das verduras…

Se conseguiu ver germinar sua Lasanha de Sementes de qualquer tipo, agora é passar quem germinou pros rolinhos de papel.

Monte todos como um berçário, lado a lado, e lembre-se de cobrir com saco plástico pra não precisar ficar regando todo dia.

DIA 08/10

Estaca com 3 nozinhos

Faça estacas de batata-doce com os raminhos que nasceram daquela matrizeira que você comprou no começo da Primavera. Corta uma estaca que tenha três nozinhos, corte as folhas pela metade e bota no rolinho com substrato.

Pode manter a batata matriz em água limpa (troque a cada dois dias) pra decorar e produzir mais ramas. 😉

Esse é o segredo da planta: guardar sua vitalidade nessa raiz bem desenvolvida pra, em caso de necessidade, rebrotar.

DIA 09/10

Semeie no quintal

Tem quintal? Hoje e amanhã você tem estímulos extras pra comer: manga, abacate, jabuticaba, pitanga e amora.

É dia de colheita pra aproveitar o melhor impulso do calendário agrícola biodinâmico!

Essas são algumas das frutíferas que crescem facilmente a partir das sementes que vemos ao abrir o fruto. Semeie!

DIA 10/10

Não tem quintal, vai de vaso

As dicas de ontem exigiam muito espaço? Comece a testar opções pra FRUTÍFERAS em vaso. O que precisa ter em mente é o local com sol e o tamanho do vaso…

Lembre que o vaso é o limitador do crescimento, é preciso ter uma noção primeiro do tamanho da planta e até onde ela pode chegar em vaso.

Comece a testar. Ter um pomar assim em casa é uma mudança e tanto pra sua vida. Aqui vão algumas frutíferas pra vaso: melão, morango, mamão, melancia, pitanga, acerola, seriguela.

Muitas têm o plantio detalhado no curso de Frutíferas, do Minhas Plantas, chama a gente se não é aluno deste curso ainda!

DIA 11/10

Dia da colheita

Último dia da semana pra colher frutos e também raízes, já que a Lua começa a crescer de novo. Das raízes, vá pra colheita das cenouras, beterrabas, rabanetes, cebolas e batatas em geral

Tudo o que cresce embaixo da terra estará mais crocante e nutritivo pra comer.

Não semeou ainda? Dica rápida: se tem broto no gengibre, pega a faca e faça um corte de um pedaço que tenha broto. Coloque o pedaço com broto no vaso e cubra levemente com terra. Já tem sua muda de gengibre hoje.

DIA 12/10

Bota ordem no seu canto

Aproveita o sabadão impróprio pra plantar e dá uma geral no seu cantinho verde. Procure especialmente embaixo das folhas por sinais de ácaros, que adoram tempo seco: teias, bolinhas pequenas, um “ralado” nas folhas…

Verdim esperto aqui sabe em bom Plantês que ácaro também é sinal falta de um nutriente específico da adubação… enxofre!

Dia 12/10

Bichos que têm fome

Não é só você quem tem fome de horta: também pássaros, beija-flores, borboletas, abelhas, aranhas e todos os seres crocantes que costumamos encarar como pragas.

Antes de sair reclamando que estão comendo sua comida, se ponha no lugar do bichinho. Passarinho atacando fruto significa bicudo com sede. Abelha roendo planta é sinal de inseto com fome. Que tal oferecer alimento e água pra essa turma?

Agora, faça o mesmo exercício de empatia com as “pragas”. Elas têm uma função social importante: tiram de circulação aquela planta que já está deficiente e não vai conseguir crescer direito.

Então, aceite a mensagem e adube tudo com capricho pra não perder pra pulgões e cochonilhas.

DIA 13/10

Manutenção, raleio e podas

No seu jardim, faça uma manutenção e dê uma limpada nas folhas até as 10h, pensando em abrir espaço pra ventilação e pra entrada de sol.

Isso ajuda a desenvolver melhor suas plantas e a evitar que uma sufoque a outra na busca por SOL e espaço.

Faça isso especialmente naquele pé de tomate cheio de brotos-ladrões ou na copa das frutíferas que frutificam pouco.

Entre 10h e 16h o período é impróprio, mas faça essa limpeza no comecinho e no final do dia.

DIA 14/10

Casca de ovo vira adubo

Aproveite a semana cheia de momentos impróprios pra plantar e prepare ADUBO. Jardinar também é dar comida pras plantas.

Receita rápida:

Junte cascas de ovos, leve ao forno e asse por 40 minutos. Deixe esfriar, coloque uma medida de 100g de cascas de ovo num pote de vidro com 1 litro de vinagre de álcool. Tampe o vidro usando 2 folhas de papel toalha e um elástico. Guarde por 10 dias. Logo mais ensino como usar.

DIA 15/10

Começando outro adubo

A maior parte do dia ainda é IMPRÓPRIO pra jardinar, segundo o calendário agrícola biodinâmico. Então bora fazer um adubo pra evitar pragas?

Lave 1 copo de arroz em 2 copos de água sem cloro, esfregando bem pra tirar o amido. O arroz vai pra panela virar comida, mas a água, ponha numa tigela e deixe descansar com um paninho.

Deixe num canto que vamos voltar à receita amanhã. É a base pra um adubo orgânico e cheio de vida.

DIA 16/10

Bora continuar o preparo

Dê uma olhada na água do arroz: fez uma película em cima?

Se sim, tire a película com papel-toalha (sem balançar muito a tigela). Agora pegue 100ml dessa água e bote num pote com 1 litro de leite de vaca.

Cubra o pote com papel e fixe com um elástico até sábado. Esta é a segunda parte desse adubo orgânico e vivo pra blindar suas plantas.

DIA 17/10

Voltar a plantar

A partir das 10h, já é possível voltar a plantar de acordo com o calendário agrícola biodinâmico.

Até às 15h estaremos em Lua Cheia, boa pra colher ervas, verduras e temperos. Alô, espinafre, couve, alface, salsão, manjericão!

Também é uma boa hora pra fazer estacas das folhagens ornamentais, como costela-de-adão, jiboia, filodendro.

Depois das 15h, começa a temporada de colheita de frutas, frutos e sementes, que vai até sábado cedinho.

DIA 18/10

Tomate

Quer colher sementes de tomate pra plantar? Lua Cheia em dia de Fruto é ótima pra isso. Separa as sementes num papel toalha e deixe secar umas 2 horas.

Também vale pra cortar aqueles brotos laterais do tomateiro, conhecidos como broto-ladrão. Corte com tesoura e deixe enraizando num copo com um pouco de água.

Isso vai te dar um atalho pra ter um novo tomateiro e vai ajudar o anterior a se desenvolver. Depois que a estaca enraizar, você vai replantar na próxima Lua Minguante em dia de FRUTO.

DIA 19/10

Fez "queijo" seu adubo?

Confira se o adubo que começamos no início da semana fez “queijo”. Se não tiver feito, espere 2 dias.

Se tiver, coe (pode comer o queijo, parece coalhada) e adicione 500g de açúcar mascavo no líquido.

Tampe no vidro ou garrafa que deixou, mas tire a pressão todo dia. Logo mais ensino como usar esse adubo orgânico.

Não fez o preparado ainda? Também pode começar hoje, mas conte os dias de cada etapa.

Dia 19/10

Dois adubos a caminho

Você vai começar a semana com o preparo de DOIS adubos potentes à mão. Fazer adubação é uma virada e tanto na jardinagem.

Primeiro, começamos o ADUBO DE CÁLCIO, perfeito pras verdinhas aguentarem o calor radical que vem fazendo sem pegar cochonilha nem desmaiar. Na semana te passo o final dele.

Depois, o preparado de lactobacilos, que ajuda a recolonizar a terra cansada, aquela que parece nem ter mais vida, sabe?

Pode usar toda semana, se quiser. Melhor: pode até beber, já que o adubo de lactobacilos ajuda a colonizar também nosso intestino, que precisa muito desses carinhas pra digerir alimentos à base de leite (notícia boa pra quem tem intolerância à lactose).

Só lembre de tirar a pressão de tempos em tempos da garrafa com o preparado, pra não explodir. Aviso você aqui o dia que já dá pra usá-lo. 😉

DIA 20/10

Manivas e talos, aproveite pra testar

Dia perfeito pra fazer manivas de macaxeira! Se quem entrou aqui no comecinho já plantou a sua, já deve ter a primeira brotação.

Também vale aproveitar o dia pra outro teste. Use o talinho de cenouras e beterrabas pra plantar.

Embora não sejam capazes de fazer novas raízes crocantes, eles produzem mais algumas folhas comestíveis.

Aproveite pra testar e entender todo o potencial da planta como comida.

DIA 21/10

Broto na batata-semente

Vai lá conferir sua caixa com batata-semente. Nada de germinar ainda ou já aparecem alguns olhinhos brotando?

Mesmo com a batata bonita, já podem aparecer uns brotos. E eles já vingam. Mas BOA mesma pra plantar é quando a batata-semente tá bem murcha, meio medonha, e com broto. Como na imagem aí acima.

Se encontrou sinal de broto, pode cortar uma parte da batata e plantar num vaso pequeno pra enraizar.

Passe canela no corte das batatas que ficarem guardadas. Sua caixa ainda será usada pra novas sementes.

DIA 22/10

Manivas e talos, aproveite pra testar

Dia perfeito de colher flor pra saladas, refogados ou geleias.

Tesoura na mão atrás de: aspargo, brócolis, couve-flor, begônia, chanana e malvavisco.

Flores de abóbora, abobrinha, melão, feijão e pepino também são comestíveis!

Bora levar sua horta pra cozinha de um jeito diferente nesta Primavera…

DIA 23/10

Que tal uma flor-de-mel?

Que tal plantar mudinhas de álisso?

Também chamada de flor-de-mel, essa planta rasteira atrai muitas espécies de abelha e floresce em abundância.

Com pequenas flores brancas, porte pequeno e compacto, fica bem em vasos suspensos, canteiros e floreiras.

Você pode encomendá-la no garden mais perto da sua casa ou comprar sementes.

Não precisa de muitos detalhes, mas deixo a foto aí acima e o nome da etiqueta ou pacotinho: Lobularia maritima.

São muito delicadas suas florzinhas.

DIA 24/10

Final do adubo com casca de ovo

Vamos retomar nossos adubos caseiros…

Se você fez o adubo com cascas de ovo na semana passada, hoje é o 10º dia que deixou no pote do vinagre de álcool.

Bora coar pra separar todo resíduo e guardar bem. Pode ser pote de vidro ou de plástico. Essa solução é o cálcio concentrado.

“Mas, Carol, como que eu uso?”

Pode regar as plantas com 1 ml desse adubo diluído em 1 litro de água, a cada 15 dias.

É um fortificante, vai ajudar a planta a absorver cálcio mais rápido e vai protegê-las das pragas.

DIA 25/10

Segundo adubo tá pronto

Estamos de volta ao adubo de lactobacilos que começamos!

A última etapa de preparo dele foi sábado passado com o açúcar mascavo. E, agora, 6 dias depois, também já dá pra usá-lo. É um adubo vivo e potente pra suas plantas.

“Como eu uso isso, Carol?”

Uma vez por semana, dilua 1ml dele em 1 litro de água e use pra regar QUALQUER planta, sempre mirando na TERRA, não nas folhas.

Seu solo vai voltar a ter vida e vitalidade. Adubo é o que faz você virar o jogo na jardinagem!

DIA 26/10

Que tal semear?

Neste final de semana, você vai poder plantar bastante verdinha focando em frutos ou sementes.

Que tal semear grãos? Feijões, milho, lentilha, ervilha e grão-de-bico…

Também valem coentro, erva-doce e cominho.

Faça bercinhos com embalagens ou rolinho de papel higiênico aos montes. Plantar em lote assim vai te dar mais opções pra colher.

Dia 27/10

Atenção no calorão

Se o calorão tiver dado um tempo na sua cidade, você notará que a horta se desenvolverá muito melhor.

É que temperaturas acima de 35ºC geram uma reação de proteção na maioria das plantas, que fecham os poros de trocas gasosas durante o dia pra não desidratar.

Com isso, ficam “travadas” no crescimento. Se você adubar o solo, a resposta é AINDA PIOR: a água presente nas raízes migra pra fora da planta e fica na terra, na tentativa de equilibrar a concentração de sais.

Resultado? Planta murcha e faminta. Então, atenção pra momentos de muito calor, porque adubar demais, mesmo de forma orgânica, pode tornar a vida da sua horta muito mais difícil.

Na dúvida, regue bem pra ajudar a refrescar.

DIA 28/10

Plante e colha antes do Natal

Ainda estamos em Minguante com impulso de FRUTO, semeie alguns dos legumes de Primavera mais comuns: abóboras, abobrinhas, morangas e mogangos.

Depois que germinarem, deixe um pouco no berçário e plante. São todas de sol pleno e gostam de bastante rega.

Se plantar hoje, vai ser possível colhê-los antes do Natal!

DIA 29/10

Xeretar na batata-semente

Aproveite um dos impulsos de RAIZ pra xeretar mais uma vez a caixa de batata-semente que você fez no começo deste mês.

É possível que brotações tenham surgido até nas batatas cortadas! Aí é só plantar outra vez.

E agora, o momento “batata quente”! Tá ligado na diferença?

– Batata se faz muda a partir dos olhinhos da “batata-semente”
– Batata-baroa se multiplica a partir de brotos da planta-mãe
– Batata-doce produz mais rápido a partir das ramas
– Inhame pode ser plantado direto na terra, não tem nheconheco

DIA 30/10

Abastecer com diversidade

Hoje e amanhã seguem sendo dias de Lua Minguante com impulso de RAIZ.

Minha sugestão hoje é de uns minutinhos diferentes pra pesquisar e abastecer seu kit de sementes pra plantar.

No site da Isla Sementes, vale dedicar uns minutinhos na busca por variedades que você possa semear: https://www.isla.com.br/

Sempre digo, plantar a partir de sementes te dá diversidade maior que tem no mercado. 😉

Veja as opções em rabanetes, nabo, cebolas… tira um tempinho pra olhar mesmo.

Na semana que vem, com mais sementes nas suas mãos, você pode plantar quando teremos Lua Nova no impulso de Raiz.

DIA 31/10

"Eu também sou raiz"

Nem só de hortaliças se faz um dia de Raiz!

Vale semear bulbos como dália, narciso, amarílis, gloriosa, ornitogalo e lírio-asiático… até trevo-de-quatro-flores é um bulbo!

Lembre-se de estudar as necessidades de sol de cada espécie.

DIA 01/11

Flores nas cores solares

Finalmente temos impulsos de FLOR!

Aproveite hoje e amanhã pra semear espécies atrativas pra abelhas perto da horta.

As melhores flores pra isso são as brancas pequeninas ou as cores solares, como amarelo, laranja e vermelho. 

Já te adianto aqui. Pare de cortar as flores do manjericão que, tenho certeza, muitas abelhinhas nativas encontrarão sua horta.

Se fazem isso mesmo num andar alto de um prédio da cidade, imagine em canteiros e ou quintais.

DIA 02/11

Flores nas cores solares

Quer atrair beija-flor pro seu jardim? Plante camarão.

Esse grupo de arbustos de meia-sombra é: muito resistente, exige pouco espaço e floresce quase o ano todo.

Chapéu-chinês é outra ótima opção pros colibris, se preferir uma trepadeira no jardim.

Dia 03/11

Aproveite a chuva

Aproveite que o período de chuvas começou em grande parte do país pra criar estratégias de aproveitamento da água.

Vale colocar baldes de coleta espalhados no jardim ou junto das calhas, mas lembre-se de passar essa água depois pra uma garrafona PET ou outro recipiente FECHADO.

Se tiver espaço, avalie a possibilidade de instalar uma cisterna, principalmente se ela puder ser enterrada no quintal.

Esse tipo de solução será muito bem-vinda caso o verão tenha episódios de excassez de água, como é de se esperar num ano quente e seco como este 2024…

Melhor começar a se preparar agora pra não faltar água pra ninguém, nem pra você, nem pras plantas. Agora vamos planejar a semana…

DIA 04/11

Terminou com a flores?

Se ficaram FLORES pra plantar da semana passada, aproveite até o fim da tarde pra fazer isso.

Dei dicas de de flores pra abelhas, sobretudo aquelas das flores brancas pequeninas, e pra beija-flor – alô, camarão-amarelo e chapéu-chinês!

Também vale dar um gás na germinação usando a Lasanha de Sementes. Lembra?

Numa bandeijinha de plástico com tampa, faça uma camada de papel-toalha, umedeça e distribuia as sementes.

Repita e faça mais camadas, sem água em excesso. Deixe na janela com claridade.

As mudas na Lasanha de Sementes ficarão prontas dentro de 10 dias. 

DIA 05/11

Mais legumes e frutas

Programe-se pra aumentar a variedade de legumes e frutas no seu cantinho verde.

Liste frutas diferentes e pesquise o tamanho que precisam pra crescer. Você vai se surpreender com o que pode ter em vaso ou em pequenos espaços.

Tem coisas mini, como morango, que pede vaso de 20 cm. 
Outras que parecem grandes, mas ocupam mais espaço fora do que dentro da terra, caso do melão.

Começo a lista, mas você continua: abobrinha, mamão, pimentão, bananeira anã, berinjela, maracujá…

DIA 06/11

Vai de amora-sarça

Buscando plantas pra alambrados ou trepadeiras pra cobrir muro? Plante amora-sarça.

Essa espécie rústica se espalha rápido, tem espinhos que inibem invasores e produz muitas frutas.

Pra comparar, as frutas são maiores e mais azedinhas do que a amora comum. Vai te surpreender…

DIA 07/11

Pulo do gato pras abóboras

Se você plantou abóboras na semana passada, semeie de novo. “Pirou, Carol?”

A diferença de idade entre eles aumenta a produtividade se você fizer polinização manual, já que as flores fêmeas dos pés mais velhos terão mais flores macho pra serem fecundadas.

Com esse macete, você vai ter mais opções pra polinização e depois pra colheita. Você vai ter mais logo ali na frente…

DIA 08/11

Cenouras coloridas

Último dia de Lua Nova do mês… aproveite o impulso de RAIZ pra semear cenouras menos comuns.

Numa busca na net você encontrará sementes de cenouras roxas, rosadas, brancas, com a casca de uma cor e o miolo de outra…

Chama a criançada pra ajudar a escolher e a plantar esses vegetais – a colheita será bem mais divertida e cheia de surpresas boas!

DIA 09/11

Missão: batata-doce de matrizeira

Tem batata-doce na água com rama bonita?

Corte um galho de três folhas e já espete na terra. As mudas começam a ficar fáceis de fazer, né?

Então taí uma boa missão: encontrar uma batata-doce de cada cor na feira ou no supermercado pra ser sua matrizeira.

Comece a coleção de comida orgânica que você colherá na sua casa!

Dia 10/11

Reorganizar e planejar

Não se assuste: nos próximos dias, muitos momentos serão impróprios pra plantar.

Nada de abandonar suas verdinhas! Use os dias e horários impróprios pra outras tarefinhas que não envolvem semear, podar e transplantar diretamente.

 Tirar a terra daquele vaso abandonado, onde só nasce mato, fiscalizar as folhas atentamente em busca de bichinhos, preparar adubo, planejar os próximos plantios, fazer a camada de drenagem dos vasos, adiantar a compra de insumos …

 Tudo isso é possível mesmo nos dias impróprios.

Bora organizar a semana!

DIA 11/11

Couve-flor, brócolis, abobrinha

A manhã de hoje é boa pra lidar com as flores!

Aproveite pra colher: couve-flor, brócolis, flor de abóbora e abobrinha e muito mais

Se quiser fazer sementes de espécies como a abóbora, deixe as flores pra fecundar em dia de Fruto.

Depois do meio-dia, é horário impróprio pra jardinar, segundo os impulsos naturais do calendário agrícola biodinâmico.

DIA 12/11

Armadilha

Boa parte do dia é impróprio da jardinagem… apenas começo e final pra cuidar das plantas cujo impulso são as folhas.

Então, que tal hoje pesquisar pra proteger seu jardim ou sua horta? Já usou isca pra insetos voadores?

É super útil contra pulgão alado, mosca-branca, mosca-de-frutas, besouros, fungus gnats e outras pragas voadoras.

A maior parte das iscas disponíveis é um papel do tipo cartão com cola entomológica.

Dura bastante, inclusive na chuva! Troque quando estiver muito cheia…

DIA 13/11

Berço de rosas-de-pedra

Das suculentas, as mais famosas são as echeverias, aquelas lindinhas com desenho de roseta. Que tal hoje usar uma matriz pra multiplicar a coleção em dia de Folha?

Pegue uma suculenta formada e tire algumas folhas por baixo. Separe um prato raso de plástico com areia e molhe um pouco com pulverizador.

Distribua as folhinhas com a ponta fina ligeiramente mergulhada na terra. Pode usar a borda do prato pra apoiar a parte curva da folha.

Deixe o berçário num local de solzinho e só molhe quando a areia estiver seca. Logo vão aparecer os brotinhos da nova turma.

DIA 14/11

Substrato é...

Em dias não indicados pra jardinagem segundo o calendário agrícola biodinâmico, a gente aproveita pra organizar insumos.

Na dica de hoje, falo de SUBSTRATO. É o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Pra uma orquídea de árvore, casca de pínus pode ser um ótimo substrato, mas, pra um cacto, o substrato perfeito precisa ter muita areia.

Perceba que não existe um substrato capaz de atender com os mesmos ingredientes a TOOOOOODAS as plantas…

Nos gardens e floriculturas, você encontrará produtos com nomes como “terra vegetal”, “terra preta”, “condicionador de solo” ou, simplesmente, “substrato para mudas”, o mais comum e abrangente, no qual plantamos quase tudo, de horta a árvore.

O que vem dentro do pacote, no entanto, varia IMENSAMENTE de acordo com cada fabricante.

Pode incluir um ou muitos desses ingredientes (e ainda muitos outros): areia, turfa, carvão, húmus de minhoca, terra comum, composto orgânico, casca de pínus, pó ou fibra de coco, folhas secas, palha (de café, arroz, bambu, eucalipto e dezenas de outras plantas).

Use o substrato de acordo com as características da planta que vai plantar. 😉

DIA 15/11

Hoje é a festa do pomar

Lua Cheia em fruto é dia perfeito pra colheita das frutíferas: a festa do pomar!

Cesta na mão e aproveita as frutas do pomar: acerola, mamão, maracujá, pitanga, jabuticaba, banana, melão, caju…

Aproveite pra coletar sementes pra multiplicar ou pra tirar mudas.

E não se preocupe se você não tem um quintalzão pra fazer seu pomar: as sementes, enquanto elas germinam e enraízam num ritmo bem delas, darão um bom tempo pra você encontrar um ótimo lugar pra plantar as mudinhas.

Horta e pomar são dinâmicos porque envolvem essas decisões, mas testando sempre fica mais fácil.

DIA 16/11

O transplante das mudinhas

Sabe quando a semente germina e surge um “rabinho” de raiz e um começo de verde? Nesse estágio de PLÂNTULA, ainda não surgiram as folhas verdadeiras do feijão, da ervilha, da rúcula e de tantas outras sementinhas.

No milho, sim, o verdinho que vemos já é folha mesmo, mas na maioria das espécies de horta, surgem primeiro os dois bracinhos pra depois saírem as folhas verdadeiras.

Enquanto são bebês, as plantinhas devem ser cuidadas com a mesma atenção que damos aos recém-nascidos. A pele é sensível a sol forte, o corpo mais frágil, o organismo precisa se adaptar ao novo.

Não oferecemos mais vezes comida pro cachorrinho filhote? Não protegemos mais o gatinho nenê? Não seguramos com delicadeza a criancinha recém-nascida, colocando um anteparo pro sol ou um paninho contra o vento? Faz igual com a sua plântula.

Aproveite o impulso de Lua Cheia em dia de RAIZ pra transplantar os bebês de cenoura, rabanete, nabo e estacas de batata-doce.

Cuide da rega se tiver calorão, confira apenas se estiver chuvoso. É “mãe de planta” que fala?

Nessas horas, aproveito pra apoiar melhor o caulezinho fino de cada cenourinha e não deixar que ele murche e se curve — a planta gasta energia extra pra ficar ereta de novo.

Também cubro suavemente as sementes recém-germinadas de rabanete pra que a raiz não seja desidratada pelo sol. Raiz, a gente sabe, quer o escurinho da terra. Folha, basta reparar, quer a luz.

Os três primeiros dias de transplante são cruciais pras plantinhas bebês. Aceite que estarão meio molinhas, lembre-se de que são frágeis e não descuide das suas.

DIA 17/11

O transplante das mudinhas

Plantar cebola em casa é legal porque pode te dar um dos temperos mais famosos da cozinha, mas também porque é uma oportunidade de colhê-las coloridas: roxa, branca, amarela…

Cebola é bulbo, fica debaixo da terra, com raízes curtas, aqueles cabelinhos que ficam na ponta, mas que não acumulam nutrientes.

Compre opções de pacotinhos de sementes coloridas e use dias como o de hoje, com impulso de raiz, pra semear.

Faça bercinhos com rolinho de papel higiênico, faça um buraquinho raso e 3 sementes pra cada. Coloque um pouquinho de terra por cima, deixe germinar e vá passando pra um espaço de sol pleno quando tiver maiorzinha.

DIA 18/11

Bebês de orquídeas

Os keikis são bebês de orquídeas, aquelas brotaçõezinhas que nascem na parte de cima das Dendrobium, Vandas e Phalaenopsis.

Esse filhotinho da orquídea, votefalá, também é um “broto-ladrão”, provavelmente porque sua orquídea aí recebe água demais e luz de menos.

Mas desse keike você pode tirar muda. Se já tiver 3 raízes, já é grande pra se virar fora da mãe. Só não mexe se a planta estiver florida, tá?

Segure na base e gire delicadamente. Após soltar o broto, faça uma caminha com musgo esfagno e replante num vaso.

Aproveite que hoje é dia de FLOR no nosso calendário.

DIA 19/11

Polinizadores mais ativos

O impulso de flor puxou os açúcares da seiva pras extremidades das plantas desde a Lua Crescente e atingiu sua intensidade agora na Lua Cheia. Os polinizadores ficam mais ativos no jardim.

Abelhas, as rainhas da polinização, adoram flores da borboleteira, da jetirana, do marmeleiro, do manjericão, da flor-de-mel, da manga, da uvaia. Lembre-se das flores claras e de cores solares.

Beija-flores e arirambas adoram penta, ixora, lantana, russélia, camarão-vermelho, camarão-amarelo, flor-de-maio, lanterna-japonesa, brinco-de-princesa e lágrima-de-cristo.

DIA 20/11

Um canteiro pra ser seu

Espiral de ervas é uma técnica da permacultura pra ter sua primeira horta de um jeito fácil em cerca de 2 metros quadrados de quintal.

Monte um canteiro circular com tijolos, acomodando as plantas voltadas pro sol que ela mais gosta.

Planeje o tamanho da espiral a partir do seu espaço com sol pleno. Pra fazer uma de quase 2 metros, você precisa se preparar com:

corda, tijolos antigos, substrato adubado, muitas mudas de plantas e palhinhas protetoras.

A quantidade pode variar um pouco, mas o principal é separar uns 150 tijolos, uns 200 quilos de substrato e uma saca grande de palhinhas (vale folhas secas, casca de arroz, etc).

Com a corda pra servir de molde, faça um caracol com a abertura voltada para o Sul. Empilhe os tijolos, não precisa de cimento, e, depois, coloque a terra adubada.

Vai dar trabalho, mas bota todo mundo pra ajudar que fica muito divertido. Ao final, separe as mudas todas:

Dá pra fazer uma lindona com louro, alecrim, orégano, sálvia, rabanete, feijão, tagetes, cebolinha, batata-doce, abobrinha, salsinha, hortelã, manjericão, cenoura, alface-lisa, peixinho, calêndula, cúrcuma… até frutíferas pequenas cabem ali.

Amanhã mando dicas de como plantar as mudas em cada espaço da espiral…

DIA 9/12

Vaso único pra presente

Com uma tesoura, corte a borda de potes de sorvete. Faça ondas assimétricas, deixando um lado mais alto do que outro.

Depois, cole casca de pínus em toda a área externa, revestindo o pote. Taí um “vaso” único e barato pra os arranjos de plantas pra presente! 

DIA 10/12

Kits personalizados

Faça arranjos de folhagens de sombra… use plantas pequenas como: fitônias, lírios-da-paz, mini-antúrios, calatéias e marantas

Um pouco de substrato no pote de sorvete com pínus e faça suas mudinhas combinarem neste presente.

No curso de minijardins, você encontrará muitas ideias pra se inspirar na composição.

DIA 11/12

Kits personalizados

Crie kits de plantio com mudinhas em rolinhos de papel higiênico.

É mais uma alternativa pra lembranças especiais de final de ano, feitas pelas suas próprias mãos.

Com poucos dias pras plantas crescerem, invista nas mais rápidas — feijões, rabanete, milho, ervilha, abóboras, melão.

Use a lasanha de sementes pra agilizar.

DIA 12/12

Decore seus kits

Personalize os kits de ontem…

Escreva o nome das plantas: com letra caprichada, coloque os nomes populares ou científicos que souber.

Como cuidar: instrua numa cartinha o que o presenteado terá de fazer ao replantar as mudas. Isso vale muito pra quem recebe.

Embalar: use materiais que possam ser reaproveitados na jardinagem, pode usar jornal, papel kraft, caixinhas de madeira de frutas, folhas largas.

DIA 13/12

Como vão as mudas?

Confira se as mudas de touceiras feitas na semana passada…

…já estão com algum sinal de enraizamento apalpando a terra ao redor do colo da planta.

Importante: não puxe as mudas da terra, isso vai atrasar o enraizamento delas!

Tá aqui de novo o nome de algumas plantas se quiser fazer mudas ainda: íris, moreia, alpínia, helicônia, amarílis, curculigo.

DIA 14/12

Lembrancinhas em família

Ponha filhos, sobrinhos e netos pra fazerem as lembrancinhas dos professores, amigos e familiares. Eles desenham nos “vasos” improvisados com latas, caixas e outras embalagens.

 

Também podem fazer plaquinhas de identificação usando palitos de sorvete. Use mudinhas diversas, sempre fica um mimo carinhoso, vale até usar caixa de ovos decorada.

Dia 15/12

Não estressa

Se você não terminou de organizar os presentinhos plantados, não estressa!

Existem soluções igualmente bonitas que requerem pouco ou nenhum investimento de grana, apenas tempo e jeito pra coisas manuais.

Você pode fazer muitas lembrancinhas graciosas usando folhas e flores secas — de estampas pra panos de prato a guirlandas e mini buquês pra decorar a casa.

Esta também é a última semana em que ficamos juntos neste Diário da Primavera, já que a estação termina na sexta-feira, dando início ao que parece ser um tórrido Verão.

Amei te fazer companhia por esses três meses!

DIA 15/12

Carimbo para tecidos

Escolha algumas folhas secas diferentes, de uns 5 cm.

Use chuchu ou batata cortados ao meio, seque-os bem, coloque uma folha na metade cortada e desenhe o contorno.

Retire a folha e, com uma faca afiada, esculpa o desenho pra que ele fique “mais alto”.

Molhe o carimbo em tinta pra tecido e decore o que quiser, de camisetas a toalhas!

DIA 16/12

Guirlanda de flores e folhas

Use um prato de molde pra riscar um círculo num papelão.

Depois, pegue um pires e faça um círculo menor dentro do anterior.

Recorte esse aro e use de base pra sua guirlanda.

Grampeie flores e folhas secas sempre no mesmo sentido.

Fazer sua guirlanda cheia de flores e folhas vai deixar sua casa mais linda.

DIA 17/12

E com ervas aromáticas

Use a técnica da guirlanda que ensinei ontem pra fazer versões com ervas aromáticas.

Depois das 15h, colha raminhos de louro, sálvia, orégano, hortelã, menta, manjericão e alecrim.

Grampeie ou amarre os raminhos sempre no mesmo sentido, uns sobre os outros.

Taí um presente bonito e que pode virar tempero depois!

DIA 18/12

Jardim na xícara

Aquele monte de xícaras com frases engraçadinhas que você coleciona pode render mini-arranjos perfeitos pro amigo secreto!

Se preferir, pinte por cima e crie novos desenhos e frases, que combinem com quem vai receber o mimo.

Plante 3 folhagens do tamanho pote 6 e enfeite com grãos de café como palhinhas protetoras.

DIA 19/12

Hora de colher sementes

Lua Cheia com impulso de Fruto na maior parte do dia é convite pra colher também… sementes!

Esse é um lembrete pra sempre. Colha sementes em dias de Fruto em Lua Cheia para ter bons resultados.

Então pense que as espécies de Flores, Folhas, Frutos e Raízes que se multiplicam a partir de sementes serão seu foco hoje.

Hora de colher o que vai replantar!

DIA 20/12

Chegou ao fim com gostinho de...

No último dia deste `Diário da Primavera`, colha frutos na Lua Cheia e note como todas as características deles ficam mais acentuadas:

cor
perfume
sabor
crocância
textura
suculência

Essa é mais uma lição de sempre pra jardinagem. 😉

Espero que o Verão te traga boas ideias pra plantar, agora que não estaremos mais juntins todo dia.

Ou você toparia acompanhar um Diário do Verão? Me conta?

Como seguir o calendário de plantio?

Venha entender comigo como usar os impulsos do calendário biodinâmico, seguindo as fases da Lua pra plantar.

plugins premium WordPress